quarta-feira, 20 de setembro de 2017

MON participa da 11ª Primavera dos Museus com oficinas especiais

foto Carlos Renato Fernandes
Com o tema “Museus e suas memórias”, o MON reprisa algumas ações do programa “Artista do Acervo”

O Museu Oscar Niemeyer (MON) convida o público para participar da “11ª Primavera dos Museus”, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). De acordo com o tema deste ano, “Museus e suas memórias”, o MON preparou uma programação especial entre os dias 19 e 24 de setembro, de terça a domingo, com base nas oficinas de alguns dos artistas que já passaram pelo MON no programa “Artista do Acervo”.
Para a “11ª Primavera dos Museus” serão reprisadas as oficinas dos artistas Guita Soifer, Tatiana Stropp, Bernadete Amorim e Cleverson Oliveira. As oficinas, que acontecem dias 20/09 e 24/09, serão abertas ao público de todas as idades e realizadas pelo Educativo do museu, sendo que os artistas não estarão presentes.
Além disso, acontece nestes mesmos dias, às 15 horas, visita mediada pela mostra “Museu em Construção”, fotografias da época da construção do “Olho”, feitas por Nani Gois.

Quarta-feira
No dia 20 de setembro, quarta-feira, os visitantes poderão participar da oficina “Repouso e movimento”, elaborada em 2015 pela artista Bernadete Amorim, das 11h às 14h. Em seguida, acontece a oficina “Pintura sobre metal”, feita pela artista Tatiana Stropp em 2014, das 14h às 17h. Também neste dia, haverá visita mediada na exposição “Museu em Construção”, às 15h.

Domingo
Dia 24 de setembro, domingo, as oficinas aplicadas pela equipe do Educativo do MON serão: “Instantâneo: da imagem digital ao autorretrato”, elaborada em 2016 pelo artista Cleverson Oliveira, das 11h às 14h; “Construindo livres livremente”, realiza por Guita Soifer em 2013, das 14h às 17h. A visita mediada  será novamente na exposição “Museu em Construção”, às 15h.

Exibição das entrevistas com os artistas do acervo
Ao longo de toda semana, 19/09 a 24/09, das 10h às 18h, serão exibidos os vídeos com as entrevistas exclusivas produzidas para o programa “Artista do Acervo”. O projeto teve início em 2009, com o objetivo de trazer um artista que tenha obras no acervo do museu para realizar oficinas abertas ao público e dialogar com os visitantes. Até hoje, foram mais de 70 artistas que passaram pelo museu. Os encontros acontecem sempre aos primeiros domingos do mês, durante dois meses consecutivos. O artista Mário Rubinski será o homenageado dos meses de setembro e outubro.

Sobre os artistas
Guita Soifer dedica-se à gravura, pintura, desenho, fotografia e videoarte. Tatiana Stropp desenvolve pinturas com tinta a óleo sobre chapas de alumínio utilizando-se de procedimentos aparentemente simples: faixas de cor criadas com uma única pincelada. Bernadete Amorimdedica-se à pintura, desenho, instalação e arte educação. Cleverson Oliveira Atua em campos multidisciplinares usando uma linguagem visual que explora os limites da imagem permeando a experiência do cinema até o desenho.

Primavera dos Museus
A Primavera dos Museus é uma temporada cultural promovida anualmente pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) na chegada da estação homônima. Neste período, o instituto convida os museus brasileiros a desenvolver uma programação especial. O objetivo da ação é valorizar os espaços culturais, intensificar sua relação com a sociedade e aumentar o público visitante.

Serviço
11ª Primavera dos Museus no Museu Oscar Niemeyer
De 19 a 24 de setembro, terça a domingo
Ingressos: R$ 16,00 e R$8,00 (meia-entrada)
Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas a entrada é sempre gratuita. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
41 3350 4400

Programação
De 19 a 24 de setembro
Exibição de vídeos sobre a trajetória artística dos “Artistas do Acervo”:
Local: miniauditório do MON
Horário: 10h às 18h
           
Quarta-feira, 20 de setembro
Oficina “Repouso e Movimento”, realizada por Bernadete Amorim em março de 2015
Técnica: Escultura em tecido
Local: Oficina – Subsolo
Horário: 11h às 14h

Oficina “Pintura sobre metal”, realizada por Tatiana Stropp em setembro de 2014
Técnica: Pintura em acrílica sobre placas
Local: Oficina – Subsolo
Horário: 14h às 17h

Mediação com a equipe do Educativo do MON
Exposição: Museu em Construção
Local: 2º andar do Anexo do Olho
Horário: 15h

Domingo, 24 de setembro
Oficina “Instantâneo: da imagem digital ao autorretrato”, realizada por Cleverson Oliveira em novembro de 2016
Técnica: Fotografia, projeção de imagem e desenho
Local: Oficina – Subsolo
Horário: 11h às 14h

Oficina “Construindo livros livremente”, realizada por Guita Soifer em março de 2013
Técnica: Assemblagem
Local: Oficina – Subsolo
Horário: 14h às 17h

Mediação com a equipe do Educativo do MON
Exposição: Museu em construção
Local: 2º andar do Anexo do Olho
Horário: 15h

Nenhum comentário:

Postar um comentário