terça-feira, 12 de setembro de 2017

"A Comédia da Panela" tem sessão gratuita no Teatro Positivo


O novo espetáculo do Grupo Arte da Comédia será apresentado no sistema “pague o quanto vale”
Depois de fazer temporada nas praças Santos Andrade e Rui Barbosa, seguindo a sua já conhecida missão de democratizar o acesso ao teatro, o Grupo Arte da Comédia, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, leva o seu mais novo espetáculo para o pequeno auditório do Teatro Positivo. A peça “A Comédia da Panela” será apresentada na quarta-feira do dia 13 de setembro, às 20h30.
A companhia, especializada nas técnicas da commedia dell’arte e dirigida pelo italiano Roberto Innocente,  fez uma adaptação do clássico “Aulularia ou La Commedia Della Pentola” – de autoria do dramaturgo romano Plauto. A obra serviu de inspiração para outros renomados escritores durante a História, como Shakespeare e Molière e, agora, a sua essência ressurge em “A Comédia da Panela”.
O enredo central envolve a história do velho Euclião, que possui uma panela cheia de ouro herdada de geração em geração. Porém, por medo de perder tal riqueza, o personagem vive como um pobretão, atordoado com a possibilidade de descobrirem o seu tesouro escondido. Como de costume, o grupo Arte da Comédia extrai do texto clássico seu prestígio atemporal e coloca em cena uma discussão atual sobre o lado cômico da busca frenética por prazer e riquezas que sonda os seres humanos. “Como sempre, a trama é somente uma desculpa para falarmos de algo que vai além dos assuntos narrativos, para abordarmos a contínua comédia da vida”, declara Innocente.
O projeto “A Comédia da Panela” foi realizado por meio da Lei de Fomento e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba em Mecenato Subsidiado. O espetáculo possui o patrocínio do Grupo Positivo e o apoio da Padaria América, do Restaurante Missé Mariá, da Sauí Cultural e da UFPR (Cia de Teatro Palavração)Serviço


Espetáculo “A Comédia da Panela”

Local: Teatro Positivo – Pequeno Auditório
Datas e horários: dia 13 de setembro, às 20h30
Ingresso: Entrada franca. Sistema “pague o quanto vale”

Espetáculo realizado pela Lei de Fomento e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba em Mecenato Subsidiado.
Patrocínio: Grupo Positivo
Apoio: Padaria América, Restaurante Missé Mariá, Sauí Cultural e UFPR (Cia de Teatro Palavração).

Ficha Técnica:
Texto, Cenário e Direção – ROBERTO INNOCENTE
Livremente inspirado na obra “AULULARIA” de Tito Maccio Plauto
Figurino – SANDRA FRANCISCA CANONICO
Cenotécnica -  BIRA PAES e equipe
Composição musical e preparação canora – DORIANE CONCEIÇÃO e CANDIÊ MARQUES
Preparação Corporal – FAUSTO FRANCO
Fedra – JOSEANE BERENDA
Lico – DOUGLAS BORBA
Eunomia – GILCA RIGOTTI
Megadoro – MARCELO LEONEL FELCZAK
Euclião – MARVEM HD
Strobilo – DOUGLAS KODI
Stafila – THYANE ANTUNES
Pita – ANIDRIA STADLER
Assistente de direção – GILCA RIGOTTI
Adereços – ROBERTO INNOCENTE
Produção – GRUPO ARTE DA COMÉDIA
Assessoria de Imprensa – SMARTCOM
Foto e Vidéo – DUILIO DE POL
Apoio – CIA PALAVRAÇÃO – UFPR – GRUPO ARTE DA COMÉDIA

Grupo Arte da Comédia – Fundado em 2006 pelo diretor artístico de origem italiana Roberto Innocente, o grupo pesquisa a comédia clássica e seus tipos universais em busca de personagens e temáticas essencialmente brasileiras. Para tanto, além de pesquisar profundamente as técnicas teatrais da Commedia Dell’Arte, tem estudado os aspectos contemporâneos de composição da sociedade brasileira, assim como suas manifestações históricas, culturais e artísticas. Seguindo esta linguagem, está em seu 16º espetáculo, já viajou por diversos locais do Brasil, foi vencedor de quatro troféus Gralha Azul, recebeu diversas premiações em festivais de artes cênicas nacionais e, este ano, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, completa a sua primeira década de existência com a montagem inédita do clássico de Flaminio Scala, a Loucura de Isabella. Ainda este ano, foi selecionado entre centenas de grupos da América Latina para representar o Brasil no Peru, na  IX Festepe Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário