terça-feira, 17 de outubro de 2017

Coro da UFPR Requiem de Fauré

Coroda UFPR foto Gabriel Dom
Requiem de Fauré será tema de concerto na Reitoria

Depois de apresentar o Requiem, de Mozart, em julho, durante três dias com casa lotada, o Coro da Universidade Federal volta ao palco para a segunda temporada do ano com o Requiem de Gabriel Fauré, desta vez, com o Coro do Colégio Estadual do Paraná. As apresentações serão de 19 a 21 de outubro, às 20h30, no Teatro da Reitoria. Regência maestro Alvaro Nadolny e Felipe Biesek, assistente de regência.
Coro UFPR foto Evandro Fadel

Também faz parte do programa a “Cantique de Jean Racine”, com a qual Fauré ganhou seu primeiro prêmio, na École Niedermeyer, de Paris, aos 19 anos de idade.

Maestro Alvaro Coroda UFPR foto Gabriel Dom


O espetáculo será em homenagem aos 60 anos da fundação da Escolinha de Arte e do Coro Colégio Estadual do Paraná, com o qual o Coro da UFPR mantém uma relação fraterna, pois ambos nasceram das mãos do Maestro Mário Garau e, durante todo esse tempo, mantém estreita colaboração e parceria. É importante ressaltar o papel de formação do pensamento e vivência artísticos que esses espaços têm proporcionado à comunidade paranaense.

Maestro Felipe Biesek

O Requiem do compositor francês Gabriel Fauré é uma das obras sacras mais importantes do repertório coral. Chama a atenção por sua serenidade face à transcendência. São melodias ricas que remetem a uma espiritualidade profunda.
Encontramos um som cristalino e profundo que conduz a atenção do ouvinte na busca do silêncio restaurador”, explica Felipe Biesek, que divide a regência com o maestro Alvaro Nadolny.

Para apresentar esse Requiem, os cantores fazem uso de ferramentas interpretativas que buscam mergulhar o ouvinte num ambiente sonoro capaz de conectá-lo às dimensões e reflexões sobre a vida e a morte propostas por Fauré.
Maestro Felipe Coro UFPR foto Evandro Fadel

O jovem regente, Felipe Biesek, integrante do grupo há quatro anos, conta que, além de atuar como maestro assistente e cantor,  compõe peças musicais para o Coro e o Madrigal da UFPR. “Durante esse período trabalhei com música de câmara e repertório de grande coro, com orientação do maestro Alvaro Nadolny. É um período importante na minha carreira, com muita experimentação e aprendizado. Tenho oportunidade de trabalhar a teoria relacionada ao canto, que é desenvolvida no grupo, e também experimentar novas sonoridades e caminhos interpretativos dentro das minhas composições”, diz ele.

Serviço:
Concerto - Coro da UFPR e Coro do Colégio Estadual do Paraná
Requiem e Cantique de Jean Racine, de Gabriel Fauré
Regência e Direção artística: Alvaro Nadolny. Assistente de regência: Felipe Biesek. Pianistas: Karina Ferrer Gineste da Silva e Hermes Drechsel
De 19 a 21 de outubro, de quinta a sábado, às 20h30
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299, Curitiba, Centro)

Entrada: Leite longa vida ou em pó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário