segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Balé Teatro Guaíra se apresenta no Nordeste


Depois de lotar o Guairão com apresentações de “Carmen”, coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, acompanhado da Orquestra Sinfônica do Paraná, bailarinos do Balé Teatro Guaíra (BTG) se preparam para apresentar o espetáculo em Fortaleza, Ceará, dia 25, às 18h,  na XI Bienal Internacional de Dança e, dia 28, às 20h, no Festival Cenas CumpliCidades – Festival Internacional de Artes, em Recife.



Desta vez o Balé Teatro Guaíra se apresenta sem a Orquestra. A coreografia “Carmen” foi criada em 2016 especialmente para o Balé Teatro Guaíra (BTG), pelo paulista Luiz Fernando Bongiovanni, sob as composições de Georges Bizet e Rodion Shchedrin. O espetáculo já foi apresentada também no encerramento do Festival de Dança, em Cascavel, no Paraná.



Para Cintia Napoli, coordenadora BTG, este é um momento muito importante para nova Companhia, recém-contratada pelo Palco Paraná. “Depois da nossa estreia em Curitiba, há grande expectativa de levarmos esse trabalho para outros públicos. É gratificante essa aproximação através da arte, com o nordeste brasileiro tão distante geograficamente. Para a maioria dos bailarinos esta será a primeira vez que irão representar o Paraná em dois importantes eventos do universo da dança”, diz Cintia.


Carmen é uma das obras mais conhecidas e tocadas em todo o mundo, inicialmente escrita em forma de ópera pelo compositor francês,  Georges Bizet. Um drama clássico de amor e ódio ambientada na Sevilha do século 19, que estreou em 1875, em Paris, e conta a história da sedutora cigana Carmen, que afasta Don José de sua noiva Micaela, dando início a uma confusa e trágica trama de amor. A versão para balé foi criada 90 anos depois da ópera por Rodion Shchedrin, compositor russo, ainda vivo, que dedicou a obra à sua esposa Maya Plisetskaya, bailarina do Balé Bolshoi, falecida em 2015.

A Bienal Internacional de Dança do Ceará é um dos maiores eventos, e movimenta o universo da dança contemporânea no Brasil há 20 anos. Espetáculos, performances, cursos, oficinas e mesas-redondas figuram entre as diversas atividades que compõem a programação do Festival.

O Festival Cena CumpliCidades, em Perambuco, está em sua 8ª edição e este ano realiza apresentações de dança, performances, shows musicais, e ateliês de artes visuais em várias cidades.

Serviço
Balé Teatro Guaíra - Carmen
Dia 25 de outubro, às 18h
Fortaleza – Ceará (XI Bienal Internacional de Dança)
Cine Teatro São Luiz
Rua Major Facundo, 500 – Centro - Fortaleza
Entrada franca

Dia 28 de outubro, às 20h
Recife - (Festival Cenas CumpliCidades – Festival Internacional de Artes)
Teatro Santa Isabel
Praça da República, s/n - Santo Antônio, Recife

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário