segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Concerto da OSP com 4 solistas trompas


Apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, dia 26 de novembro, às 10h30 sob regência de Stefan Geiger, terá participação dos solistas (trompistas) Luiz Garcia, Thiago Ariel, Fabio Jardim e André Pinto. No repertório:  Concerto para Quatro Trompas e Orquestra em Fá Maior, Op. 86”, de Robert Schumann e Quadros de uma Exposição”, de Modeste Mussorgsky.


Concerto da OSP destaca participação de quatro trompistas

O próximo concerto da Orquestra Sinfõnica do Paraná, sob regência do maestro Stefan Geiger, titular da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), que será no dia 26 de novembro, às 10h30, traz ao palco do Guairão, quatro trompistas brasileiros: Luiz Garcia, Thiago Ariel, Fabio Jardim e André Vieira da Rocha. Eles interpretarão a obra “Concerto para Quatro Trompas e Orquestra em Fá Maior, Op. 86”, de Robert Schumann.



A composição de Schumann, “Concerto para quatro trompas e orquestra em fá maior, Op. 86”, é considerada difícil de ser tocada. Escrita em 1849 para quatro solistas, do mesmo intrumento, exige muito dos músicos. 

Solistas convidados – participam do concerto com a Orquestra Sinfônica do Paraná os trompistas brasileiros:  Luiz Garcia que atuou como trompista solista na Staatskapelle de Berlim e na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), atualmente é solista da Orquestra Sinfônica de São Paulo (OSESP); Thiago Ariel - trompa solista no Teatro Municipal de São Paulo. Atuou nas Orquestras Experimental, Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Filarmônica de Santiago (Chile), entre outras. Fábio Jardim –  atuou na Cwbrass Quinteto de Metais da Orquestra Paraná Brass e Orquestra Sinfônica do Paraná;  André Vieira da Rocha – jovem músico que integra a nova leva de músicos recém contratados da Orquestra Sinfônica do Paraná.



Programa do concerto – além do “Concerto para Quatro Trompas e Orquestra em Fá Maior, Op. 86”, de Schumann, também inclui o repertório “Quadros de uma Exposição”, de Modeste Mussorgsky. Composição escrita em 1874 que descreve visita a uma exposição de obras do pintor Viktor Hartmann, falecido no ano anterior.

Os quadros do pintor Viktor Hartmann foram expostos em uma galeria em São Petersburgo e  Mussorgsky, para homenagear o amigo, escolheu algumas de suas obras e compôs uma música para cada uma. Uniu as várias partes da peça através de um tema comum (Promenade) -  breve melodia que sugere alguém caminhando na exposição e se emocionando diante de cada obra que vê.

Assim como os quadros de Viktor Hartmann, as peças musicais de Mussorgsky têm os mesmos nomes: Gnomo, O velho Castelo,Tulherias, Bydlo, Dança dos Pintinhos em suas Cascas de Ovo, Samuel Goldenbergert e Schmuyle, O mercado em Limoges, Catacumbas – Sepulcro Romano, Com os Mortos em Língua Morta, A cabana de Baba-Yaga sobre Patas de Galinha, A grande Porta de Kiev.

 Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná
Dia 26 de novembro, às 10h30
Regência: Stefan Geiger
Solistas (trompa solo 1): Luiz Garcia; (trompa solo 2): Thiago Ariel; (trompa solo 3): Fabio Jardim; (trompa solo 4): André Pinto
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão
Classificação: maiores de 7 anos

Ingressos: R$ 20,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário